terça-feira, 7 de janeiro de 2014

10 crimes reais inspirados em filmes

A violência nos filmes seria a responsável por pessoas que cometem crimes após vê-los? Recentemente este debate voltou a ocorrer quando um jovem entrou em uma sessão de cinema do filme batmam atirando em várias pessoas nos Estados Unidos, mas será que os filmes criam criminosos ou apenas agravam mentes já desequilibradas?

 Provavelmente cada pessoa tenha a sua opinião, e a ciência tenha suas teorias, eu particularmente gosto da frase proferida no filme Pânico que diz:

“Os filmes não criam psicopatas, apenas os tornam mais criativos”

Vejamos abaixo 10 crimes reais inspirados em filmes:


01 - MATRIX 

O filme inspirou vários assassinos que tentaram improvisar reconstituições do filme, alguns deles baseados por sua premissa filosófica de que a nossa realidade não é real, mas sim um programa virtual. Um dos casos mais conhecidos é o de John Allen Muhammad que junto com o filho adotivo Lee Boyd Malvo efetuou ataques em Washington matando 10 e ferindo 4 pessoas. Um psiquiatra que avaliou Malvo alegou que o jovem havia visto o filme mais de 100 vezes e isto, em conjunto com a doutrinação recebida, justificaria a sua insanidade.

Barry Loukaitis, também inspirado em Matrix, se caracterizou como os personagens do filme usando um casaco preto, no qual escondia pistolas, munição e uma espingarda, e em seguida entrou na sala de aula e começou a atirar matando três pessoas. Supostamente após parar a matança teria sorrindo e dito que sua atitude com certeza supera o aprendizado de álgebra.

02 - PÂNICO 



Baseado neste filme, o belga Thierry Jaradin vestiu uma roupa igual ao do personagem assassino do filme e armado com duas facas de cozinha atacou seu vizinho o esfaqueando por 30 vezes.








03 - JOGOS MORTAIS

Esta franquia é conhecida por suas mortes violentas, e em um dos casos inspirados neste filme, alguns adolescentes de 13 anos de idade resolveram deixar uma mensagem de voz no telefone de Beverly Dickson , como no filme dizendo:

“Olá Beverly eu quero jogar um jogo com você. Você precisará decidir se é digna de viver. Nos temos um de seus amigos escondido em sua casa , você deverá encontrá-lo dentro de 10 minutos e obter uma chave que está no coração desse que servirá para abrir a porta de sua casa, pois você está inalando gás tóxico há dez minutos e você vai morrer caso não consiga sair...”

Ao verificar a mensagem Beverly morreu com um derrame cerebral, o telefonema foi rastreado e os adolescentes presos.

04 - BATMAN 


James Eagan Holmes, dizendo ser o personagem Coringa do filme Batman, entrou no em uma sessão de cinema onde estava sendo exibido o filme matou 12 pessoas e feriu 59 a tiros. O jovem tinha o cabelo pintado de vermelho e aparentemente estava desequilibrado mentalmente.




05 - ASSASSINOS POR NATUREZA ( Natural Born Killers) 

Em 20 de abril de 1.999 os estudantes Eric Harris e Dylan Klebold assassinaram 12 estudantes e um professor em uma escola no Colorado, Estados Unidos, se suicidando em seguida.

A investigação policial confirmou que os estudantes eram fãs do filme Assassinos por Natureza, inclusive um deles possuía um diário onde escrevia citações do filme e dizia que estava preso em sua humanidade.

 Acreditava que seus atos inspirariam filmes e chegou a questionar se estes seriam dirigidos por Steven Spielberg ou Quentin Tarantino.



06 - LARANJA MECÂNICA 

Este louco filme foi inspiração para muitos crimes na vida real, principalmente na Grã-Bretanha.

Um dos casos mais bizarros envolveu um homem chamado John Ricketts que estava vestindo como um dos personagens do filme e agrediu uma mulher em uma festa do escritório.

O filme acabou sendo proibido nos cinemas do Reino Unido por causa do aumento dos crimes violentos após a sua exibição.


07 - A RAINHA DOS CONDENADOS 

Em 2002, Allan Menzies assassinou seu amigo Thomas McKendrick porque ele pensava que um personagem vampiro do filme A Rainha dos Condenados disse-lhe para fazê-lo, pois assim o tornaria um vampiro em sua próxima visita.

Depois de assistir ao filme por 100 vezes e receber a visita da vampira rainha Akasha no meio da noite, Menzie assassinou o amigo e bebeu seu sangue como um vampiro. Após ser preso o jovem foi encontrado morto em sua cela, aparentemente se tratando de um caso de suicídio.



0 8 - A HORA DO PESADELO 

Em 2004 Daniel Gonzalez , um esquizofrênico paranoico, assassinou quatro pessoas, incluído um médico e sua esposa, após armar-se com várias facas e pensar que era o personagem Freddy Krueger. Relatórios policiais afirmaram que Daniel não recebera tratamento adequado a sua condição mental. Ele foi condenado a prisão perpetua e acabou cometendo suicídio em sua cela.


 09 – PSICOPATA AMERICANO 

Em 2004 Michael Hernandez , de apenas 14 anos, esfaqueou seu colega de escola e admitiu modelar o seu comportamento inspirado no filme Psicopata Americano. O adolescente disse que queria se tornar um assassino em série e que Deus havia lhe dado poderes especiais para realizar atos extraordinários.



10 – RAMBO


Em 1987 Michael Ryan se transformou em uma fúria assassina na cidade de Hungerford, Estados Unidos. Ele atirou e matou 16 pessoas, inclusive a própria mãe,após tentar realizar a cena final do filme Rambo, pelo qual era obcecado.



0 comentários:

Postar um comentário

#COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More